Mas sempre foi assim: a frase que impede seu negócio crescer

Se há uma coisa que pode fazer crescer seu negócio, é compreender que as coisas mudam. Para ser eficaz, e transformar seu negócio com dificuldades financeiras em uma empresa extremamente lucrativa, com uma operação simples, que não sugue sua energia e nem das pessoas que você ama, é preciso estar atento aos primeiros indícios de mudanças. E não apenas observar de forma passiva, mas sim ter atitudes e decisões, imaginando o que virá e se preparando para as mudanças maiores.

 

Muitos empresários, no passado enxergaram uma oportunidade, e criaram seus negócios a partir da visão de mercado naquele momento.

Imagine a seguinte situação: Seu Almir é um visionário que, ao ver um monte de pessoas comprando terrenos ao redor da sua casa, logo pensa em montar uma venda de materiais de construção. Em pouco tempo, a tenda vira uma pequena loja e, depois, uma loja bem maior com muitos ítens à venda. Seu Almir rapidamente torna-se conhecido pela vizinhança e, com esse modelo de negócios, lucra por muito tempo. Até o dia que uma grande rede de lojas de material de construção se instala ao lado da sua loja.

 

Resultado de imagem para gif passaros pixar

” Muitos empresários, no passado enxergaram uma oportunidade, e criaram seus negócios a partir da visão de mercado naquele momento. “

Resultado de imagem para queimando dinheiro gif

 

Foram anos anotando seu materiais de estoque em um caderninho; não investiu em um sistema de controle eficiente e, por isso, não sabe quanto nem o que tem ali no seu estoque. Ao contrário dele, a grande loja tem um sistema organizado, compra em grandes quantidades, negociando preços menores no atacado. Sem falar na sua capacidade de entrega mais eficiente, o que só é possível por ter uma frota de caminhões. Com toda essa estrutura, a rede de lojas faz promoções imbatíveis e a cada dia, atrai novos clientes – lamentavelmente, são aqueles mais antigos que compravam há anos com o Seu Almir. O mesmo acontece com diversos pequenos empreendedores locais.

 

Resultado de imagem para queimando dinheiro gif

 

A história contada é mais comum que imaginamos. No entanto, há uma boa solução para esse caso: a gestão compartilhada. Nela, adota-se um modelo em que todos os lojistas do mesmo ramo formam uma rede, assim como a grande loja. Dessa maneira, eles conseguem negociar melhores preços com os fornecedores. Podem também negociar licenças de software compartilhado e, até mesmo um depósito de material mais volumoso, como tijolos, areia e brita, de forma a reduzir seus custos pela metade. 

“A todo instante uma novidade é lançada, e a tecnologia tem transformado a experiência de consumo”

Assim, a união desses pequenos lojistas, faz com que sejam mais fortes e possam concorrer em pé de igualdade com a grande rede.
Essa história pode ter um final brilhante, de sucesso! Acontece que o seu Almir diz para todo mundo que ele sempre fez assim, do jeito dele, e sempre deu certo. Esquece que os tempos mudam. A todo instante uma novidade é lançada, e a tecnologia tem transformado a experiência de consumo, afetando negativamente aqueles que não acompanham as ações e inovações da concorrência e as mudanças do mercado.

2 comentários em “Mas sempre foi assim: a frase que impede seu negócio crescer”

Comentários encerrados.