Alcançar objetivos e metas: como se faz para chegar no meu sonho de ter um negócio próspero

Resultado de imagem para metas

Sucesso nos negócios: como traçar metas e conquistá-las?

Se você já conversou com um empreendedor iniciante, além daquele brilho nos olhos de quem tem o mundo a conquistar, é muito provável que você tenha percebido que uma das  perguntas mais inquietantes desses jovens desbravadores é: “como faço para conquistar meu sonho de ter um negócio próspero? Como faço meu negócio decolar?”

Mas engana-se quem pensa que só o iniciante tem essa preocupação. Da mesma forma, muitos donos de empresas já estabelecidas há algum tempo, compartilham dessas dores, além de outras, como: lutar para virar o mês com as contas no positivo, sair da estagnação, atrair e reter clientes, bem como ter uma equipe sempre engajada.

O empreendedor, seja iniciante ou veterano, dá seu sangue todos os dias para que seu propósito se concretize. Mas a jornada começa a perder um pouco do sentido quando seus objetivos são colocados de lado, porque em algum momento passou-se do foco nos objetivos à gestão do caos.

Parece que a solução está longe, mas três fatores são decisivos nos negócios:

1 – Metas claras para todos

Resultado de imagem para finanças no azul

Muitos negócios não têm metas claras para serem alcançadas. Há situações em que os objetivos foram traçados, mas apenas na cabeça do dono, isto é, não foram comunicados aos funcionários. Portanto, é de suma importância, além da clareza, que as metas estejam à vista, que todos compreendam “o quê” precisa ser feito e “como” deve ser executado, a fim de manter o foco nos propósitos listados da empresa. Além disso, deve haver um acompanhamento constante para que evite-se a dispersão, a perda de energia, ou ainda alguma discrepância entre as metas e as etapas realizadas, o que poderá comprometer a performance do negócio. Caso haja algum desvio, um plano de correção retoma a direção através de planos de ação claros.

Esses cuidados traduzidos em clareza, foco e participação de todos, torna a trajetória mais tangível, possibilitando a concretização dos sonhos.

2 – Falta de responsabilidade compartilhada

Resultado de imagem para carregador de piano

Você já ouviu a expressão “carregar o piano nas costas?”. Saiba, que há casos, principalmente em pequenos negócios, que o dono é o único responsável por tudo na empresa e, portanto, sente-se atormentado porque não consegue dar conta de todas as tarefas. É humanamente impossível fazer tudo, mantendo a qualidade e a eficiência que os clientes esperam da empresa.

O mais interessante nisso, é que a via da acumulação de responsabilidades é exatamente o caminho inverso da produtividade sem estresse. Veja que o modelo centralizado na figura do dono, além de gerar tensões e pressões desenecessárias, é um fator que impede o crescimento da empresa. Os sintomas da centralização são: funcionários desmotivados, alta rotatividade, perda na qualidade da prestação do serviço ou produto.

Portanto, é preciso aprender a delegar tarefas e responsabilidades o quanto antes, bem como investir em treinamento e garantir maior autonomia, para que os funcionários compreendam o que se espera deles e desempenhem suas funções de acordo com o planejado.

As perguntas que ajudam a identificar se você está acumulando tarefas são: “ando tão cansado e atarefado, que não consigo pensar em novas estratégias para meu negócio?” e “qual é o papel dos funcionários no desenvolvimento do negócio?”.

O modelo ideal de gestão é aquele no qual as metas são compartilhadas e, cada uma destas, tem um responsável, uma espécie de guardião do resultado. Basicamente, o guardião coordena os alvos, ajudando seus companheiros de equipe a atingir o resultado.

3 – Falha de controle do fluxo de caixa

Resultado de imagem para finanças

O último fator, mas não menos importante, é o monitoramento de tudo que entra e sai da conta. Empresas que não têm o cuidado de controlar suas finanças, colocam em risco o negócio!

Os sintomas são: inadimplência dos pagamento de fornecedores, do aluguel do espaço e equipamentos e, até dos salários ou das verbas trabalhistas, nos casos mais graves. Além disso, quando não há separação entre as finanças do negócio e as pessoais, o risco é tão grande, que a perda do sono, é o menor dos problemas.

Problemas evitáveis com uma boa gestão de fluxo de caixa e organização de todos os recursos vendidos, e tudo que ainda não foi recebido. A matemática é simples: equilibrando despesas fixas e variáveis com os recebimentos presentes e futuros.

Parece simples, e na verdade é…

2 comentários em “Alcançar objetivos e metas: como se faz para chegar no meu sonho de ter um negócio próspero”

  1. Pingback: Como avaliar o desempenho do seu vendedor | IDE3 Blog

  2. Pingback: Mas sempre foi assim: a frase que impede seu negócio crescer | IDE3 Blog

Comentários encerrados.