Quem mede o desempenho aumenta a rentabilidade.

Quem mede o desempenho aumenta a rentabilidade?!

Todos os dias, milhares de empresas fecham as portas por falta de dinheiro em caixa –  mesmo vendendo bem. Isso geralmente acontece pela falta de controle de desempenho de indicadores de resultado, sobretudo em relação a despesas com a operação..

 

Esse descontrole sobre o desempenho cria a falsa impressão que o negócio está sendo rentável. Muitos empresários têm a sensação que a causa desses recursos ao final do mês são oriundos de uma pesada carga tributária, que no Brasil ultrapassa os 50%. No entanto, em muitos casos, não percebem custos operacionais que impactam profundamente à margem líquida e que futuramente podem comprometer o negócio.

 

Um indicador importante para medir a margem líquida é o coeficiente chamado de ML. A fórmula consiste em medir o resultado geral do lucro bruto ( LB ) dividido por custo do produto vendido (CPV) ou no caso de empresas de serviços o custo do serviço (CS) somados a Despesa e custos ( DC) mais Encargos e tributos (ET).

Portanto a métrica de desempenho é a seguinte:

ML = LB / ( CPV + CS + DC + ET)