Prioridades do dono de uma empresa

Sua prioridade é vender?

Na primeira reunião com nossos clientes, procuramos investir um tempo no diagnóstico, a fim de formular uma linha-guia para um plano de ação.
E perguntas como a do título são fundamentais nesse trabalho. Por exemplo, através da pergunta-título desse artigo, conseguimos ver se nossos clientes têm a dimensão do quão próximo estão de seus objetivos.
ENTRETANTO QUASE SEMPRE A RESPOSTA É:
“Minha prioridade é vender mais.”
Vamos refletir um pouco sobre o impacto das prioridades no seu negócio.
Será que vender mais é a solução para manter sua empresa saudável, sempre operando no positivo?
É bem certo que vender é uma questão importante, mas existem outros fatores que interferem nos números da sua empresa.
Imaginem o seguinte cenário: Uma peixaria que procura vender peixes frescos a todo dia.Se por algum motivo os barcos atrasarem na entrega, ou terão que vender peixe congelado, ou pagar mais caro a um atravessador para vender os peixes na mesma qualidade .
Da mesma forma, uma empresa que não sabe como está sua capacidade de produção, suas margens de lucro, que não procura compreender as questões fiscais, que não sabe vender para o cliente atual, ou, ainda, uma empresa que não está conectada com as constantes mudanças do mercado, pode acontecer de até estar muito bem em número de vendas, mas são tantas “falhas na manutenção” que, o pouco que contribuem para o sucesso da organização, podem a qualquer momento ir por água abaixo, bastando uma pequena mudança no mercado, como a edição de uma nova Lei, com a criação de algum imposto ou obrigação.
Mas então qual seria a melhor estratégia para o negócio em momentos tão vulneráveis, como os momentos de crise? Como atender às verdadeiras prioridades, se muitas vezes a empresa tem pouca informação sobre seus resultados, e seus responsáveis não tem braço suficiente para cuidar de todas as áreas estratégicas?
Questões como essas, tiram o sono de muitos empresários e empreendedores.
Gera agonia. Tira o foco do que é realmente importante.
A solução é focar no que dá resultado e eliminar as outras coisas que consomem tempo e recursos.

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1 comentário em “Sua prioridade é vender?”

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